Descubra se atendemos a sua cidade:

Carga Pesada

Conheça os tipos de carroceria dos caminhões

Conheça os tipos de carroceria dos caminhões

A carroceria é a parte do caminhão onde a carga é transportada, e embora existam diversos tipos no mercado, a escolha da variedade mais indicada para cada modelo de caminhão está atrelada ao tipo de carga carregada e ao porte do veículo. De modo geral, as carrocerias para caminhões podem ser classificadas como carrocerias especiais, abertas e fechadas.

Carrocerias Especiais


- Bug Porta Container

O container do tipo refrigerado é utilizado para o transporte de carga perecível. Normalmente, esta carroceria é usada por empresas na área alimentícia.

- Silo
A principal função deste tipo de carroceria é atuar como depósito impermeável de carga a granel sólida, carregando-a pela parte de cima e descarregando-a pelo setor de baixo.

- Boiadeira
É uma carroceria indicada para o transporte de animais, geralmente fabricada em madeira.

- Tanque
Normalmente, este tipo de carroceria é extremamente resistente, e por esta razão é usada para o transporte de cargas perigosas e inflamáveis, como combustíveis.

- Munck
Carroceria resistente usada especialmente para o transporte de peças muito pesadas ou equipamentos de diversos portes.

- Gaiola
São as carrocerias usadas para o transporte de botijões de gás e garrafões de água mineral. Geralmente são vistas fazendo parte da frota de entrega de distribuidoras.

Carrocerias Abertas

- Grade Baixa
Este é um tipo de carroceria bastante econômica. Ela é vista em ambientes rurais, normalmente é feita em madeira e usada para o transporte de diversos tipos de carga.


- Prancha
São encontrados nas frotas de diversos tipos de empresas que usam o transporte rodoviário como modal de logística. Eles funcionam muito bem para efetuar o transporte de produtos pesados e máquinas agrícolas, como tratores. Como principais características podem ser citadas a durabilidade e a alta resistência perante cargas muito pesadas.

- Caçamba
Este é um tipo de carroceria que é amplamente usada para o transporte de entulho e terra.

- Graneleira
Em sua grande maioria, elas são feitas de madeira, bastante simples, mas bem resistentes. Conforme o nome faz jus, elas são usadas para realizar o transporte de grãos, e suporta grande quantidade de produtos.

Carrocerias Fechadas

- Sider
Tanto o carregamento quanto o descarregamento dos produtos são feitos pela parte lateral da carroceria. Esta variedade é usada especialmente nos setores de alimentos, higiene, autopeças e limpeza. Como principal característica desta carroceria pode ser citada a agilidade na realização da carga e descarga dos materiais.

- Baú
A carroceria deste tipo protege a carga das agressões do clima e também busca assegurar a sua integridade durante o transporte. A proteção oferecida contra raios solares, água da chuva, pó e outros agentes permite que a carga mantenha intacta as suas características como aspecto, gosto, textura.

- Baú Frigorífico
Este tipo de carroceria possibilita o transporte de mercadoria perecível, que necessita ser mantida a uma determinada temperatura. Nos baús é possível regular a temperatura interna, desta forma podem ser transportados variados tipos de carga.

A escolha da carroceria adequada depende de vários fatores, inclusive o tipo de carga que você deseja transportar.