Descubra se atendemos a sua cidade:

Carga Pesada

Qual a importância do rastreamento de cargas no transporte rodoviário?

Qual a importância do rastreamento de cargas no transporte rodoviário?

O processo de monitorar o transporte de mercadorias desde o ponto de origem até o destino final, usando tecnologias como GPS, RFID e outras ferramentas de rastreamento. 


Investir em um sistema de rastreamento de carga pode ser a chave para a sua empresa acessar um maior controle sobre a logística de transportes. Permitindo um monitoramento e progresso da entrega em tempo real, recebimento de alertas sobre atrasos, problemas e possibilidade de coletar dados para análise posterior.


Por que é importante contar com o acompanhamento de cargas em tempo real?


Contar com o acompanhamento de cargas em tempo real é acessar uma ferramenta valiosa para as empresas que buscam maximizar a eficiência, a segurança e a satisfação do cliente. Vale destacar alguns aspectos relevantes em relação a esse investimento logístico. Acompanhe!


Prevenção de roubos 

O acompanhamento em tempo real pode ajudar a prevenir roubos e extravios de cargas, uma vez que a empresa pode monitorar o trajeto da carga e identificar eventuais desvios ou paradas não autorizadas. 


Reputação da empresa

Por meio do rastreamento de cargas, é possível fornecer informações mais precisas sobre a localização e o tempo de chegada da carga aos clientes. Isso impacta a relação de segurança com o cliente, além de ajudar a melhorar a reputação da empresa.


Como o rastreamento de cargas impacta a satisfação do cliente?


A partir do rastreamento de cargas, é possível minimizar atrasos e garantir que as cargas sejam entregues dentro do prazo combinado. Esse cuidado é crucial para a satisfação dos clientes e para a reputação da empresa.


Outro grande impacto que o rastreamento de cargas pode oferecer é a identificação de problemas na cadeia de suprimentos, como atrasos nas entregas, danos à carga ou perda de mercadorias. Oferecendo espaço para a resolução desses aspectos negativos. 


Quais são os principais aspectos que devem ser considerados na gestão de cargas?


A gestão de cargas é uma atividade essencial em muitos setores, incluindo o transporte e a logística. Para garantir que as cargas sejam transportadas com eficiência e segurança, é necessário considerar vários aspectos, além do rastreamento de cargas. Preparamos um checklist para você reconhecer os aspectos mais relevantes no setor:


  • Tipo de carga a fim de reconhecer e administrar os diferentes métodos de transporte e manuseio;

  • Peso e dimensões da carga para determinar o tamanho do veículo e a capacidade de carga;

  • Escolha da rota certa para minimizar o tempo de trânsito e os custos de transporte;

  • Documentação e procedimentos regulatórios em dia.


Chegando até aqui, você já entendeu o que é o rastreamento de cargas e quais são os impactos desse investimento na empresa. É interessante entender que a ferramenta sozinha não propõe milagres à organização logística.


É necessário que haja um trabalho da equipe em função do sucesso: necessita de monitoramento e ações corretivas constantes.