Descubra se atendemos a sua cidade:

Carga Pesada

Como evitar avarias no transporte de cargas: boas práticas para aplicar

Como evitar avarias no transporte de cargas: boas práticas para aplicar
Adotar medidas para evitar avarias no transporte de cargas é essencial para garantir a eficiência do serviço de transporte.

Isso porque o transporte de cargas envolve diversos riscos que podem comprometer a segurança da carga e causar prejuízos financeiros. Além disso, melhorando o serviço você também garante a boa reputação e a competitividade do seu negócio no mercado.

Portanto, separamos as boas práticas que mostram como evitar avarias no transporte de cargas, que você pode implementar na sua transportadora. Acompanhe abaixo e boa leitura!

Boas práticas de como evitar avarias no transporte

As avarias no transporte de cargas podem causar prejuízos financeiros e danos à reputação das transportadoras.

Para evitá-las, é importante adotar boas práticas de monitoramento e rastreamento. Assim como realizar um bom planejamento de rotas, armazenamento adequado, cuidados no manuseio da carga, organização e adequação do veículo.

Confira, a seguir, algumas ações que você deve utilizar para garantir a qualidade e eficiência da operação.

Monitoramento e rastreamento

Utilizar sistemas de monitoramento e rastreamento é importante para acompanhar o trajeto da carga em tempo real.

Isso permite que os gestores saibam onde a carga está a todo momento, identifiquem possíveis problemas e tomem medidas preventivas.

Além disso, através do acompanhamento em tempo real, é possível adotar ações rápidas em caso de incidente durante a operação. Isso pode evitar roubos e furtos da carga, ou até mesmo recuperar a carga rapidamente após a ocorrência.

Planejamento de rotas

A escolha da rota adequada é importante para evitar avarias no transporte. Isto porque, através dessa prática, você considera a distância a ser percorrida, as condições da estrada, as restrições de tráfego e a segurança da carga.

É recomendável usar ferramentas de planejamento de rotas para otimizar o trajeto e evitar possíveis riscos.

Armazenamento adequado

A carga deve ser armazenada em local adequado. Em caso de cargas que possuem sensibilidade à umidade e temperatura, é preciso garantir que o veículo seja adaptado.

Dessa forma, o controle de temperatura é essencial para garantir a integridade da carga na chegada ao destino. Também é fundamental que a carga seja acomodada de forma segura, para evitar movimentação e danos durante o trajeto.

Cuidados no manuseio da carga

A carga deve ser manuseada com cuidado, especialmente durante a carga e descarga. É importante utilizar equipamentos adequados para o transporte e movimentação da carga, bem como tomar medidas preventivas para evitar danos durante o processo.

Neste caso, o treinamento dos profissionais envolvidos no processo é essencial para garantir o manuseio correto da carga.

Organização e adequação do veículo

O veículo utilizado para o transporte da carga deve estar adequado às necessidades da carga. Então, isso pode ter relação com o tamanho, capacidade de carga e equipamentos de segurança.

Além disso, é importante manter o veículo organizado e limpo, para evitar contaminações em certos tipos de cargas.

Quais os principais riscos no transporte de cargas?

O transporte de cargas envolve diversos riscos que podem comprometer a segurança da carga e causar prejuízos financeiros. Confira alguns desses obstáculos que podem ser sanados com o acompanhamento de uma boa gerenciadora de riscos:

Roubo de carga

O roubo de cargas é um problema frequente no Brasil e representa um grande risco para as transportadoras.

Isso porque os ladrões têm diferentes estratégias para conseguir roubar a carga. Algumas delas são o bloqueio da estrada, sequestro do motorista e invasão do veículo em movimento.

Armazenamento incorreto de carga frigorificada

A carga frigorificada exige cuidados especiais de armazenamento e transporte, para a temperatura ser mantida nos limites recomendados. Cargas sensíveis, como medicamentos e alimentos, precisam desse acompanhamento de temperatura segundo as normas e a legislação.

Dessa forma, o armazenamento incorreto pode comprometer a qualidade do produto e causar perdas financeiras, além de infrações e multas para a empresa.

Manuseio da carga

Quando o assunto é como evitar avarias no transporte de cargas, é preciso estar atento ao manuseio inadequado da mercadoria. Isso porque, o manuseio também pode comprometer os produtos transportados.