Descubra se atendemos a sua cidade:

Carga Pesada

5 dicas para o caminhoneiro de primeira viagem

5 dicas para o caminhoneiro de primeira viagem

Se você é um desses caminhoneiros, deve saber que não é tão simples enfrentar as rotinas da vida na boleia. É preciso paciência e, mais que tudo, acumular experiência para ir adaptando-se ao que significa passar dias fora de casa e encarar o trânsito nas rodovias. Aqui listamos cinco dicas básicas para começar nessa grande profissão que é ser caminhoneiro. Confira:

1-  Profissionalize-se

Para garantir trabalho sempre, é importante estar atrás de cursos, treinamentos e especializações no transporte de cargas. Sabemos que quando você está viajando é difícil reservar o tempo para estudar, mas com planejamento isso é possível, e inclusive muito recomendado.

As empresas procuram profissionais capacitados, que entendam o funcionamento do caminhão caso ocorra algum incidente, e que apresentem excelente rendimento na estrada ao aplicar métodos de direção defensiva e econômica. Atendimento ao cliente também é uma boa pedida, já que muitas vezes a demanda de trabalho vem através de recomendações de clientes que já contaram com o seu serviço. Confira aqui quatro dicas de cursos que um bom caminhoneiro deve ter.

2-  Organize-se

Antes de sair para uma entrega, estude bem o roteiro e decida pelo caminho que apresente menos trânsito, melhor condição de estrada e, claro, paradas seguras para abastecimento e descanso. Falando nisso, sempre que sentir cansaço, pare e durma. Dirigir com sono é muito perigoso, e o uso de entorpecentes para enganar o cansaço, além de totalmente proibido, também afeta as condições físicas e mentais para estar no volante. Cuide da sua vida e descanse. Lembre-se que, de acordo com a Lei do Caminhoneiro, você não deve dirigir mais de cinco horas seguidas.

Também organize sua vida financeira, considerando gastos que você terá durante uma viagem como alimentação, descanso, banhos, combustível, pedágio entre outros. Isso será descontado do valor do frete, por isso todos os seus custos devem ser controlados na ponta do lápis para que no final a entrega seja lucrativa.

3-  Tenha paciência e cuidado

Viajar em rodovia envolve muita paciência com o trânsito e atenção redobrada para conviver com motos e carros de passeio. Sempre fique de olho na estrada e previna manobras bruscas. Procure manter uma distância segura do veículo à frente, pois freadas repentinas com o caminhão carregado são perigosas e podem causar graves acidentes. Jamais ultrapasse em lugares não permitidos, e faça-o somente quando tenha absoluta certeza de que o espaço disponível será suficiente. Respeite a velocidade limite para caminhões e, na chuva, os cuidados devem ser ainda maiores.

4- Tome precauções contra roubos

Ao sair da cabine, não deixe as portas abertas nem a chave no contato. Nunca deixe documentos ou objetos de valor expostos dentro do caminhão, e procure estacionar sempre em locais seguros e bem iluminados. Não dê carona para estranhos, nem faça comentários sobre a carga que você está levando nem sobre o seu roteiro de viagem nas paradas para almoço ou descanso.

Se possível, instale sistemas de alarme e segurança no caminhão. Procure contar com colegas caminhoneiros para parar no mesmo lugar, e assim contar com uma companhia de confiança. Caso você for abordado por assaltantes armados, não reaja.

Tenha em mãos os contatos de emergência, da empresa que enviou a carga e da empresa de destino, além dos telefones da sua família.

5-  Cuide da saúde

A rotina do caminhoneiro é cansativa e inclui muitas horas sentado no volante, em uma mesma posição. A alimentação nas paradas de beira de estrada costumam ser muito gordurosas, com muita fritura, e tudo isso vai afetando ao longo do tempo a saúde do profissional.

Por isso, cuide da sua saúde. Procure levar de casa comidas mais saudáveis para controlar a alimentação, como verduras, saladas e frutas. Tome bastante água durante o dia, e nas paradas para descanso sempre dê uma boa alongada nas pernas, pescoço e coluna.

Realize exames médicos periodicamente, já que até o estresse pode ser motivo para outras doenças. Mantenha a cabine arejada e limpa, use óculos de sol e protetor solar e descanse bem antes de viajar.

Outra dica é que quando você encontrar algum posto de combustíveis com ações de saúde para caminhoneiros, aproveite para parar. Muitas vezes eles oferecem exames gratuitos e alguns serviços como vacinas, cabeleireiros, massagistas, entre outras coisas que podem ajudar muito no seu bem-estar.

Conclusão

E aí, tudo pronto para encarar a estrada? A profissão de caminhoneiro tem muitos desafios, mas também muitos momentos gratificantes e oportunidade de conhecer diferentes cantos do país e até da América Latina.