Descubra se atendemos a sua cidade:

Carga Pesada

5 fatores que garantem a aposentadoria especial

5 fatores que garantem a aposentadoria especial

5 problemas que os caminhoneiros mais enfrentam.

Os motoristas de caminhão são pessoas muito trabalhadoras, exercem sua profissão com muito amor e orgulho. É uma classe muito forte, mas está exposta diariamente a muitos riscos e por isso o caminhoneiro tem direito a aposentadoria especial.


Trouxe neste texto os 5 problemas mais recorrentes na profissão de motorista de caminhão e que vão levar você mais próximo da aposentadoria especial.

Acidentes de trânsito.

Este é um risco muito comum para quem vive na estrada. Pois todo Caminhoneiro pelo menos alguma vez já presenciou ou participou de algum acidente com caminhão.

Os acidentes de trânsito são fatores que não dependem apenas da nossa conduta, mas também dos outros motoristas que transitam nas estradas, por isso algumas vezes se tornam inevitáveis.

Falta de atenção, excesso de sono e uso de drogas como álcool, rebites, entre outros são os principais causadores de acidentes hoje em dia.

Portanto este risco é um dos mais temidos pelos próprios motoristas e pelas famílias que lhes aguardam em casa, pois o número de acidentes tem crescido cada vez mais.

Excesso de carga.

Vinculado com os acidentes de transito, os excessos de cargas podem ocasionar tombamentos, problemas no caminhão, desgaste das estradas e até mesmo desprendimento da carga.

Atualmente existe regras para o transporte de cargas, e é fundamental que não ultrapasse o limite de peso estipulado pela legislação, pois isso pode lhe causar problemas e colocar a vida de outras pessoas em risco.

Drogas.

O problema com drogas, ainda que proibida, é frequente entre os motoristas de caminhão, seja para aliviar o estresse, o cansaço, ou até mesmo para se manter acordado na tentativa de evitar acidentes.

Um estudo feito por KNAUTH et al. (2006) com 854 Caminhoneiros constatou que 70% fazem o uso de bebidas alcoólicas e 12% utilizam rebites conforme mostra no quadro abaixo.



Roubo de carga.

Outro problema muito comum e temido entre os Caminhoneiros são os roubos de cargas, pois as mercadorias são alvos de bandidos que circulam nas vias.

Existem muitos casos de armadilhas, perseguição e espionagem para trilhar o caminho do motorista e encontrar o melhor momento para o roubo, geralmente quando o Caminhoneiro está distraído.

Portanto, qualquer situação estranha que notar já se deve ficar em alerta, e de preferência avisar ás autoridades das rodovias.

Doenças.

As doenças que acometem os Caminhoneiros podem ser tanto físicas por esforços repetitivos, ou mentais por fatores sociais.

Sabemos que conviver longe de casa, da família e amigos não é uma tarefa fácil. A saudade é um empecilho que os Caminhoneiros precisam lidar diariamente.

Perder datas e momentos importantes junto de quem amamos é muito doloroso, e com o tempo isso pode ser muito prejudicial, portanto pode evoluir até para uma depressão ou crises de ansiedade por exemplo.



O estresse por não achar local para dormir, banheiro ou parar, o cansaço por não conseguir descansar o suficiente e os momentos de tensão vividos na estrada, são facilmente identificados como causadores de problemas maiores a longo prazo.

Assim muitos Caminhoneiros acabam precisando tomar remédios controlados para sanar estes problemas. Então como citado acima podem recorrer ao uso de drogas para aliviar estes sintomas.

Então como citado acima podem recorrer ao uso de drogas para aliviar estes sintomas.

As doenças ocupacionais que mais acometem os motoristas de caminhão são:

– Problemas na coluna, por passarem grande parte do tempo sentados, e ainda o balançar do caminhão que acaba intensificando;

– Doenças respiratórios por contato com agentes químicos (cargas);

– Problemas na visão por estar sempre forçando para enxergar na estrada, seja de dia pela claridade, ou a noite por falta de iluminação.

Portanto podemos dizer que os Caminhoneiros são grandes guerreiros por enfrentarem tantas situações de risco e ainda assim amarem a profissão.

Aposentadoria especial para os caminhoneiros.

Como forma de agradecimento da sociedade para estes profissionais, eles possuem direito de se aposentar mais cedo do que outras categorias.

Isso mesmo! Muitos Caminhoneiros não sabem disso, mas podem se aposentar 10 anos mais cedo se for homem, e 5 anos se for mulher.

Quem trabalha em ambiente insalubre, ou seja, exposto a agentes nocivos para a saúde geralmente possui direito a uma aposentadoria especial com 25 anos de contribuições, independentemente da idade. Porém isto pode mudar!

Vantagens

A Aposentadoria Especial possui inúmeras vantagens sobre os outros tipos de aposentadorias, pelo fato de reduzir o tempo de contribuição de 30/35 anos para apenas 25 anos.

Por este fato, os Caminhoneiros completam o tempo antes dos outros profissionais, geralmente com 50 a 55 anos de idade, lembrando que aqui a idade não é uma regra.

Lembrando que nem todo Caminhoneiro tem direito a aposentadoria especial, apenas os que conseguirem comprovar 25 anos trabalhados em ambiente insalubre!

Como comprovar periculosidade/insalubridade?

Então, diferente do que muitos Caminhoneiros pensam, agentes nocivos para a saúde não são apenas cargas inflamáveis. Ou seja, pode ser considerados de diversas outras formas, como por exemplo, ruídos do caminhão, calor excessivo, vibrações, entre outros.

Ou seja, pode ser considerados de diversas outras formas, como por exemplo, ruídos do caminhão, calor excessivo, vibrações, entre outros.

E como comprovar então a atividade?

Sobretudo irá depender do ano trabalhado.

Mas é fundamental apresentar, além da CNH de categoria C e E, os documentos específicos, que comprovam a atividade e a insalubridade/periculosidade, como formulário PPP, LTCAT e até mesmo notas de frete dependendo da ocasião.

Conclusão

Sendo assim, você Caminhoneiro poderá se aposentar mais cedo, seja com a aposentadoria especial pura, ou por conversão de um período insalubre.

Por isso, você deverá encaminhar da maneira correta com a documentação que comprove os requisitos necessários para as conversões.