Descubra se atendemos a sua cidade:

Carga Pesada

Saiba como lidar com imprevistos na estrada

Saiba como lidar com imprevistos na estrada
Estar preparado para lidar com imprevistos nas estradas é fundamental para garantir sua tranquilidade em relação à saúde, à carga e ao próprio caminhão. Independente da rota é preciso saber lidar com os mais variados imprevistos.

O transporte de cargas em longas distância exigem do caminhoneiro uma atuação mais preventiva, principalmente ao considerar os tipos de rotas. Há algumas questões que exigem mais atenção desses profissionais.


Confira algumas dicas para não comprometer sua proteção e evitar prejuízos:


1. Condições de dirigibilidade


Diversos problemas estão relacionados com as circunstâncias da direção, dentre eles, o que envolve curvas de maior risco, trechos com um número elevado de buracos, viagens longas e até as que contam com a necessidade de dirigir noturno.

Desse modo, o profissional deve agir sempre com prudência e muita cautela.

2. Saúde


Uma rotina de trabalho inadequada muitas vezes pode gerar resultado que impactam nas condições de saúde, como o estresse, sobrepeso e hipertensão.
É importante cuidar da alimentação, fazer exercícios físicos e sono regular. Há a necessidade também da realização de exames periódicos e paradas programadas para descanso.

3. Segurança


É fundamental manter o veículo em boas condições, com manutenções mais específicas e periódicas.

No que diz respeito aos caminhões de carga, é interessante que exista prevenção para o risco de quedas, roubos e furtos. Para lidar com problemas como esses, é recomendado redobrar o cuidado ao programar as paradas e evitar locais extremamente desertos e perigosos.

Medidas preventivas para enfrentar as rotas


Kits emergenciais


Nos preparativos para uma viagem, o melhor é que o caminhoneiro separe kit para atender emergências, principalmente para aqueles que lidam com percursos longos. Um kit para uso próprio com remédios e curativos, e outro para imprevistos que possa auxiliar em qualquer possível problema do veículo.


Planejamentos de rotas


Para um planejamento preciso, o setor de atuação, assim como o tipo de caminhão, cliente e de carga devem ser considerados. Afinal, são aspectos cruciais para definir um cronograma seguro.


Manutenção em dia


Para garantir um desempenho adequado do veículo ao longo do percurso traçado, o proprietário deve se preocupar com a manutenção do caminhão, principalmente as preventivas, que podem prolongar a vida útil de diversos componentes e identificar problemas de forma precoce.


Esses procedimentos evitam interrupções, que podem comprometer as cargas, a segurança e até mesmo o agravamento de situações variadas.


Cuidados com as cargas


As cargas exigem grande atenção, uma vez que há grande diversidade, no que diz respeito ao armazenamento correto para evitar danos, furtos e até mesmo quedas.


Uma das soluções neste caso é o uso da lona para caminhão, sendo encontrada em materiais variados.


Alguns casos exigem cuidado redobrado por parte dos profissionais, como quando falamos do transporte de resíduos perigosos.
Nesse caso, há necessidade de obter um certificado do MOPP, que corresponde a Movimentação Operacional De Produtos Perigosos.

É imprescindível que exista cautela em relação às restrições apresentadas pelas cargas, pois dimensões e pesos acima do permitido podem resultar em acidentes e penalidades.


A conduta dos profissionais, em especial, em relação ao planejamento, prudência na direção e autocuidado, favorece não apenas a própria atuação, como também a segurança de todos que utilizam as estradas.


Portanto, tanto para profissionais que já atuam há muito tempo quanto iniciantes, é imprescindível uma boa conduta profissional que envolva: planejamento, prudência na direção e autocuidado, o que favorece não apenas a própria atuação, como também a segurança na estrada de forma geral.


Fonte
: https://blogwlmscania.itaipumg.com.br/imprevistos/