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Alinhamento de caminhão: como influencia no desempenho do veículo?

Alinhamento de caminhão: como influencia no desempenho do veículo?

Diante da importância desse serviço, decidimos reunir neste post tudo o que é preciso saber sobre esse tipo de manutenção. Dessa forma, você vai entender o que é o alinhamento de caminhão e quais são os seus benefícios para os veículos.

Ficou interessado no assunto? Então embarque na leitura com a gente!

O que é alinhamento de caminhão?

O seu bruto, assim como outros tipos de automóveis, é projetado para trabalhar sobre rodas em perfeito alinhamento. Isso porque a suspensão, os eixos, os rolamentos e diversas outras peças conectadas às rodas só podem funcionar com eficiência se as rodas e os pneus estiverem alinhados.

Quando isso não acontece, os pneus se direcionam para sentidos diferentes, tocam a pista com uma pequena parte da banda de rodagem e levam o condutor a forçar a direção para a esquerda ou direita — o que impede o veículo de se manter em linha reta.

É importante destacar que as consequências não param por aí. O desalinhamento também pode causar avarias em peças por encaixe inadequado e excesso de esforço, além de aumentar consideravelmente os gastos com combustível.

Por isso, é essencial prestar atenção aos tipos de desalinhamento que podem surgir no seu bruto. Acompanhe as três angulações possíveis!

Divergência/convergência

Conhecida por desgastar e sobrecarregar o motor, a divergência ou convergência é a modalidade de desalinhamento mais comum. Trata-se da inclinação horizontal das rodas. Quando há convergência, as extremidades traseiras se voltam para fora do veículo e as dianteiras, para dentro.

Por outro lado, se estão na divergência, os pneus se direcionam para fora em suas extremidades dianteiras e para dentro nas traseiras, dando ao motorista a sensação de que o volante puxa a direção para determinado lado.

Câmber

O desalinhamento de câmber, também conhecido como cambagem, é a inclinação vertical da roda. Se a cambagem é positiva, a parte superior das rodas tende para fora e a inferior para dentro. Na cambagem negativa, ocorre o oposto: a superior fica voltada para dentro e a inferior para fora.

Cáster

O cáster é a inclinação do pino mestre em relação a seu ponto de fixação no centro da roda. O ângulo correto é essencial para que a direção do caminhão se mantenha estável e para que o volante volte à posição central depois que o veículo fizer uma conversão, por exemplo.

Sendo assim, é importante que o caminhoneiro preste atenção ao ângulo do pino central e mantenha a inclinação positiva. Lembrando que o cáster será:

- negativo quando o pino estiver inclinado para frente da roda;
- nulo quando estiver sobre o ponto de fixação;
- positivo quando estiver inclinado para trás da roda.

Diferentemente do que muitos motoristas podem imaginar, o alinhamento não serve apenas para manter a direção em linha reta. Ele também é responsável por gerar economia, melhorar a performance na estrada e aumentar a lucratividade dos caminhoneiros.