Descubra se atendemos a sua cidade:

Carga Pesada

Falta de atenção no trânsito pode gerar acidentes graves

Falta de atenção no trânsito pode gerar acidentes graves

A falta de atenção dos motoristas é a causa de muitos acidentes no trânsito. E são vários os fatores que levam para esse resultado, como o uso de celular enquanto dirige e a não observância dos sinais de trânsito.

Com isso, fica evidente a necessidade da conscientização das pessoas acerca desses riscos. Afinal, quando acidentes são gerados por falhas humanas é possível prevenir e evitar que eles aconteçam. Nestes casos, agir corretamente e de forma prudente passa a ser uma escolha.

Atitudes tidas como corriqueiras são as mais perigosas. A falta de sinalização ou problemas mecânicos, apesar de preocupantes, são questões pouco representativas quando o assunto são os fatores que mais geram acidentes no trânsito.

A grande maioria – mais de 90% deles – é gerada por falhas humanas. Ou seja, provocadas pela negligência, imperícia e imprudência dos condutores.

Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, a maior parte dos acidentes com mortes, tem relação ainda com o excesso de velocidade e a falta de atenção de quem dirige.

Não à toa, as fontes de distração ao volante, como o manuseio do celular, o uso do rádio e a busca de objetos no porta-luvas, são responsáveis por cerca de 80% dos acidentes de trânsito, segundo o NHTSA, a autoridade de segurança de trânsito dos Estados Unidos.

O celular é um grande vilão, mas não é o único

O ato de dirigir envolve memória, atenção, tomada de decisões em um ambiente repleto de informações, portanto, segundos de desatenção já podem causar estragos tremendos.

Nessa realidade, o uso do celular no trânsito é uma das atitudes mais perigosas para condutores e passageiros.

Em meio a tantos hábitos que as pessoas adquirem, mudar de atitude requer esforço e principalmente determinação para que ela aconteça.

Seja você a diferença que o trânsito precisa. Mantenha o foco na via, respeite a sinalização e evite qualquer atitude que possa desviar a sua atenção. É adotando atitudes assim que você contribui com a manutenção da paz e da segurança, em um espaço utilizado por todos os cidadãos.