Descubra se atendemos a sua cidade:

Carga Pesada

Conheça a história dos caminhoneiros no Brasil

Conheça a história dos caminhoneiros no Brasil

A história dos caminhoneiros conta com vários desafios, percalços e lutas. Muitos nem imaginam o percurso desses profissionais e, por isso, decidimos escrever esse post.

A vida sob quatro rodas sempre contou com diversas dificuldades, privações e desafios. E, mesmo com o passar dos anos, isso sempre foi de conhecimento do governo nacional e de seus órgãos reguladores.

Mas você deve estar se perguntando: quando isso começou? Bom, durante boa parte da segunda metade do século 20, com mais destaque na ditadura civil-militar (1964-1985), o caminhoneiro ganhou espaço nas propagandas promovidas pelo governo.

Associadas à imagem de progresso e do futuro, as peças buscavam incentivar a profissão de maneira geral. No geral, a propaganda da ditadura era marcada por grandes caminhões que desbravam as novas estradas abertas no país, sendo algumas delas míticas como a Transamazônica.

Ao longo desse período, esse mesmo personagem começou a ganhar espaço. Segundo o El País, cada família de classe média baixa, há alguns anos, por exemplo, tinha, pelo menos, um parente caminhoneiro, em especial nas cidades do interior ou nos subúrbios das grandes cidades.

Inclusive, nas paralisações de 2018, em cartazes, alguns manifestantes relacionaram a redução do valor do diesel com a intervenção militar. Agora você entendeu a referência? Afinal, foi durante a ditadura que os benefícios desse emprego foram anunciados nos quatro cantos do país.