Descubra se atendemos a sua cidade:

Carga Pesada

Vai viajar? Separamos 4 dicas essenciais para você preparar o seu carro para as viagens de fim de ano

Vai viajar? Separamos 4 dicas essenciais para você preparar o seu carro para as viagens de fim de ano

Nos períodos de férias, em que se realizam viagens mais longas, é importante garantir que o seu automóvel cumpre os requisitos de segurança, para que possa ter uma viagem calma e sem imprevistos. Neste artigo vai encontrar uma checklist de 6 pontos essenciais a verificar no seu automóvel para viajar em segurança.

Pneus do veículo
- Verifique a pressão e o desgaste dos pneus do seu automóvel. Confirme se estão em boas condições de aderência e certifique-se de que pode fazer travagens seguras. Se apresentarem um grande desgaste deve considerar a substituição dos mesmos. Não se esqueça também de verificar se o pneu sobressalente, caso tenha, está em boas condições de utilização.

Óleo do motor, dos travões e da embraiagem
- Verifique os níveis do óleo. Leve consigo uma embalagem do óleo de motor que o seu automóvel utiliza, para o caso de se verificar uma baixa significativa no nível do óleo durante a viagem.

Radiador -
Verifique se tem água suficiente no compartimento do radiador.

Luzes -
Verifique o estado das luzes, piscas e faróis. Se necessário, solicite ajuda de alguém que se mantenha fora do veículo, para que confirme o correto funcionamento de cada uma.

Finalmente, garanta que tem um colete refletor e o triângulo de sinalização.

Para viajar em segurança é importante que adeque sempre a sua condução às condições climatéricas ou a outras situações adversas, bem como ao estado das vias. Se a sua viagem for longa, procure descansar bem na noite anterior e faça paragens regulares (de duas em duas horas) nos postos de abastecimento para recuperar energia antes de voltar à estrada.