Descubra se atendemos a sua cidade:

Carga Pesada

04 dicas para preparar sua logística no carnaval

04 dicas para preparar sua logística no carnaval

O carnaval se aproxima e com ele o desafio de atender a grande demanda de pedidos e a movimentação do mercado. Por isso a logística no carnaval é tão importante e merece sua atenção!


Com a chegada do feriado, diversos setores da economia tendem a ter um pico de vendas neste período do ano exigindo maior agilidade em toda operação. São eles: alimentos, bebidas, vestimentas, combustível, maquiagem, entre outros produtos característicos da época.


Logística no carnaval: como se preparar para as demandas?

Um bom planejamento logístico é essencial para conseguir resultados, aumentar a receita e fornecer o produto ou serviço aos distribuidores, fornecedores, pontos de vendas e clientes finais em tempo hábil.


E em uma data que mobiliza todo o país, não seria diferente! Por isso, reunimos algumas dicas de como se preparar para a logística no carnaval. Confira: 


Tenha previsibilidade de vendas

Se a previsão de vendas não for realizada de forma correta, existe um grande risco de falta de mercadoria no ponto de venda e, consequentemente, perda de venda.


Por se tratar de uma venda sazonal, a oportunidade não pode ser desperdiçada. Antecipe a remessa de carnaval com seus fornecedores para ter um “estoque de segurança”, caso isso seja possível, claro.


Busque assertividade nas entregas

Um bom desempenho logístico impacta na percepção que o cliente terá sobre a sua empresa e produto/serviço. Para isso o processo de distribuição deve ser acompanhado de perto em todas as etapas:


Rotas: planejar quando e onde o produto/serviço deverá ser entregue. Determinar qual caminho o condutor deverá seguir para consumir menos combustível, ter uma viagem segura e entregar no horário certo;

Carga: verificar a melhor maneira de acondicionar a carga;

Controle de entrega/visita: verificar se entregas foram realizadas corretamente, no horário solicitado e se seguiram pelo caminho planejado.


Faça o acompanhamento em tempo real

Outro ponto a ser levado em consideração durante o carnaval, é a logística das ruas trancadas pelas folias. 


O planejamento e roteirização das entregas facilita neste momento e por meio da tecnologia, cada etapa da operação logística pode ser otimizada e acompanhada pelo gestor.


Aumente os cuidados com a segurança dos motoristas

É de conhecimento geral as dificuldades de infraestrutura e segurança nas estradas brasileiras, por isso, a segurança deve ser prioridade para as empresas logísticas.


E como aumentar a segurança dos motoristas não somente no carnaval, mas em todas as épocas do ano? 


Com o uso de tecnologias, como a videotelemetria, isso é possível! 


A videotelemetria é uma tecnologia que utiliza a captação de imagens para a coleta de dados através de câmera de segurança veicular.


Seu objetivo é melhorar a segurança no trânsito para os motoristas e também reduzir custos para a empresa, uma vez que é possível identificar pontos de melhoria nas operações. 


Com planejamento e organização, tudo fica mais prático pelas estradas e sua logística com maior qualidade e segurança.