O transporte de cargas perigosas abrange uma gama muito grande de especialidade e está entre os transportes mais difíceis e exigidos do setor. Para atuar nesse segmento, é necessário estar muito bem treinado além de seguir procedimentos de:
- Segurança;
- Prevenção de acidentes;
- Evasão;
- Contingenciamento no caso em que o acidente ocorra.
O que são cargas perigosas?
Em caso de imprudência ou de acidentes na estrada, quais são os riscos que sua carga pode ocasionar? Se ela for capaz de causar danos à estrada, aos veículos ou até mesmo ao meio ambiente e à saúde das pessoas, é classificada como carga perigosa.
Para evitar que essas situações prejudiciais aconteçam, há uma série de regras. Tudo isso para que as cargas perigosas sejam armazenadas, transportadas e entregues da maneira mais segura possível. Consequentemente, você também deve ser preparado para manusear esses materiais, além de ser extremamente cuidadoso e precavido na estrada.
Quais cuidados devo tomar?
Além de seguir as regulamentações, você também deve fazer sua parte na hora de transportar materiais de risco de maneira cuidadosa. Veja só:
Seja cauteloso
Isso vale para qualquer viagem, mas especialmente para aquelas envolvendo cargas perigosas: prevenir é melhor do que remediar! Portanto, ao manusear e transportar, é importante que haja extrema cautela e atenção.
Avalie a saúde do caminhão
Por último, mas não menos importante, é fundamental que valorizar e prestar atenção a revisão e a manutenção do caminhão. Para que assim transporte cargas perigosas apenas se ele estiver em perfeito estado de circulação.
Quando falamos de materiais de risco, qualquer defeito ou desgaste em alguma peça do motor, nos freios ou nos pneus, por exemplo, pode significar um acidente gravíssimo. Sendo assim, antes de pegar a estrada, certifique-se de que a revisão do caminhão está em dia.