Para localizar um parceiro logístico que atenda as necessidades de maneira ágil e profissional e que tenha valores dentro do orçamento, continue lendo esse post e confira 4 dicas que podem ajudar nesse sentido!
Dica 01: Localizar transportadoras por região
Sua empresa, dependendo do mercado em que atua e dos locais onde ficam seus clientes, não conseguirá um único parceiro logístico que atenda a todas as necessidades do seu negócio.
As transportadoras tendem a se especializar no atendimento a determinadas regiões e acabam investindo no território que conhecem e onde conseguem desenvolver um trabalho com mais qualidade.
Até porque os investimentos que essas empresas precisam realizar para atender cada região é alto, pois, precisam de local para armazenamento, equipe de apoio e veículos para distribuição nas cidades.
É importante, então, organizar suas necessidades por regiões e localizar os parceiros que atuam naquela área.
Existem duas maneiras para isso, a primeira é navegar pela internet e buscar as transportadoras de cada região, analisando casos a caso e verificando se elas poderiam atender a sua demanda.
Dica 02: Não contrate o parceiro logístico apenas pelo preço
É muito importante que seja considerado todos os fatores que envolvem a prestação de um bom serviço de logística por parte da transportadora. E isso quer dizer que nem sempre o menor preço é a melhor opção.
Outros itens como prazo de entrega, infraestrutura, condições de pagamentos, avaliação em sites de reclamações precisam ser verificados para a escolha do seu fornecedor desse serviço.
Dica 03: Verifique os serviços extras oferecidos pelo parceiro logístico
Um parceiro logístico precisa, além de cumprir com sua parte no contrato firmado, oferecer alguns serviços extras que são fundamentais para uma boa gestão da área.
É importante saber se o parceiro logístico oferece a possibilidade de acompanhamento do rastreamento da carga ou o monitoramento de transporte.
Esses serviços, que normalmente são disponibilizados pela internet, permitem que você e seu cliente possam acompanhar o processo de transporte das mercadorias.
Qualquer eventualidade com relação ao transporte é possível ser avaliada praticamente em tempo real e medidas podem ser tomadas para a resolução dessa.
Dica 04: Cumpra com suas obrigações
Finalmente a última dica chama todos a responsabilidade, onde o cumprimento das regras estabelecidas precisam acontecer.
Obedeça à legislação, não sonegue informações e cumpra com as obrigações necessárias.
Cobre do parceiro clareza das informações e esteja aberto a entender que, em algumas ocasiões, problemas que fogem ao controle da transportadora irão ocorrer, portanto, nada melhor do que ter um parceiro logístico que atue com transparência.
O relacionamento com o parceiro logístico é a melhor saída para a resolução dos problemas dessa área.