Carga Pesada

4 avarias comuns nos pneus de carga

4 avarias comuns nos pneus de carga

A falta de cuidado pode reduzir em muito a vida útil dos pneus, interferir negativamente na performance geral do veículo e até mesmo colocar em xeque a segurança do motorista e de todos ao seu redor.

Entre as avarias mais comum resultado do uso dos pneus de carga são  o oicotamento na banda de rodagem, danos no talão, desgastes nos ombros e bolhas. “Recomendamos que os pneus sejam sempre monitorados de perto. Para isso, cada um deve receber um número único para identificação (marcação a fogo) e ter seu histórico registrado. É importante contabilizar os gastos com aquisição, reparações e reformas, além de medir a quilometragem atingida em cada vida para calcular seu CpK (custo por quilômetro)”, explica Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental.

É importante que a cada retorno do veículo os pneus sejam inspecionados para evitar danos.

1) Picotamento na banda de rodagem


Normalmente causado pelo excesso de pressão, falha na escolha do desenho ideal da banda e rodagem em estradas não pavimentadas. A pressão dos pneus deve ser sempre ajustada levando em consideração a carga a ser transportada e o modelo escolhido ser o mais apropriado para a aplicação à qual se destina;

2) Danos no talão

Sobrecarga, superaquecimento, mal assentamento dos talões no aro por falta de limpeza, lubrificação incorreta na montagem e baixa pressão são as causas mais comuns dos danos identificados no talão, ponto que mais inviabiliza a reforma dos pneus seguido danos nas cintas metálicas. É importante que o motorista evite rodar com baixa pressão ou sobrecarga nos pneus. Outro ponto de atenção: lubrificantes de baixa qualidade (como vaselinas ou géis) podem atacar a borracha ou não proporcionar um assentamento correto dos talões;

3) Desgastes nos ombros da banda de rodagem


São consequência da rodagem com baixa pressão ou com excesso de carga. Por isso, recomenda-se calibrar os pneus seguindo as indicações do fabricante e atentar para profundidade de sulco dos pneus. Quando os sulcos atingirem a profundidade de 3,0mm, o pneu deve ser enviado para recapagem ou substituído, dependendo das condições de sua carcaça;

4) Separação de lonas

Podem ser causadas por arrastos, pelo aquecimento excessivo dos pneus por insuficiência de pressão somada à rodagem em velocidades elevadas e constantes por um longo período; ou ainda pelo emprego de pneus inadequados para a aplicação. É importante atentar para a escolha do modelo mais eficiente para a aplicação à qual ele se destina e conferir periodicamente a calibragem dos pneus.