Pensando nisso — e no impacto que essa atividade gera nas finanças da empresa e no consumo final —, resolvemos elaborar o artigo de hoje e oferecer algumas dicas para que o serviço seja otimizado. Continue acompanhando a leitura para saber mais sobre o assunto!
1. Pesquise antes de contratar uma transportadora
É comum que algumas empresas fechem contrato com transportadoras que foram indicadas por conhecidos ou as que têm maior tradição no mercado. Porém, apesar da confiança que essas situações transmitem, é possível conseguir contratar um fornecedor de transporte alcançando a melhor relação custo-benefício.
Outro ponto que vale a pena considerar é se a transportadora possui experiência com esse tipo de atividade - Nós temos mais de 20 anos ;) Se sim, vale a pena optar por elas, visto que já têm o conhecimento necessário para entregar um bom desempenho.
2. Avalie se os caminhões são adequados para esse tipo de transporte
Usar os caminhões adequados para esse tipo de produto é um dos aspectos essenciais na hora de conseguir a eficiência no transporte de grãos. Negligenciar esse aspecto é sinônimo de aumentar os riscos de haver perdas e desperdícios ao longo do caminho, gerando prejuízos financeiros consideráveis.
Esse extravio pode ocorrer devido a diversos fatores, mas entre os principais deles, estão:
1) mau acondicionamento da carga no veículo;
2) excesso de peso;
3) deixar a lona mal colocada.
3. Considere enviar por mais de um modal
Além do modal rodoviário, que é o mais utilizado para transportar produtos pelo Brasil, uma excelente opção para fazer o envio de grãos é o modal ferroviário. Ele apresenta um custo acessível, os riscos de sofrer com furtos e acidentes são consideravelmente menores (comparando com as estradas) e os prazos de entrega são razoáveis.
4. Utilize contentores para garantir a eficiência no transporte de grãos
Os contentores são embalagens desenvolvidas para o acondicionamento, armazenagem, manuseio e transporte de produtos e também podem ser utilizados para otimizar o envio de grãos.
Existem vários modelos — com tamanhos e capacidades diferentes, descartáveis ou reutilizáveis —, que buscam atender às necessidades dos clientes, garantir maior segurança dos itens e contribuir para que os desperdícios sejam minimizados, entre outros benefícios.
Como podemos ver, por meio das dicas citadas, com apenas alguns cuidados já é possível mitigar os riscos e aumentar a eficiência no transporte de grãos. Além das opções citadas, vale a pena monitorar o desempenho dos processos e das transportadoras, buscando oportunidades de aprimorar as atividades — mantendo o foco nas melhorias contínuas.
Gostou do nosso artigo de hoje? Quer saber mais sobre os contentores e como eles podem contribuir para otimizar suas operações logísticas? Então entre em contato conosco agora mesmo e esclareça suas dúvidas!