Descubra se atendemos a sua cidade:

Carga Pesada

Transito Seguro: 5 atitudes para tomar na estrada!

Transito Seguro: 5 atitudes para tomar na estrada!

Para mostrar como pequenas transformações na nossa rotina na estrada podem fazer a diferença, listamos 5 atitudes capazes de tornar o trânsito mais seguro. Vem conferir com a gente e claro, pôr em prática hoje mesmo!

Respeite os limites de velocidade

Por mais que esse seja um assunto falado o tempo inteiro quando o assunto é segurança no trânsito, ainda é um dos principais fatores capazes de causar a morte. Sempre que estiver dirigindo, seja em estradas federais ou centros urbanos, fique atento ao limite permitido.

Outra dica é prestar atenção nas características do trânsito quando estiver dirigindo. Engarrafamento ou chuva podem alterar a velocidade e fazer com que você dirija ainda mais devagar para evitar acidentes e manter o trajeto seguro.

Uma pesquisa feita pela concessionária Arteris em 2017, revelou que 57% dos brasileiros não dão seta ao trocar de faixa nas rodovias federais do país. Na estrada você deve sinalizar seu deslocamento com antecedência para evitar acidentes.

Se você precisa ultrapassar, mudar de faixar ou fazer um retorno, dê sinal antes para que os motoristas a sua volta possam se planejar e dar espaço para você. Afinal, você não está sozinho na estrada.

Deixe o celular para depois

Hoje em dia os celulares são aliados dos caminhoneiros nas estradas. São úteis não apenas para ligações, mas também para o uso de aplicativos que facilitam a viagem, ler as últimas notícias, se informar sobre o trânsito, conversar com outros motoristas e principalmente matar a saudade da família!

Mas muita gente esquece que celular e volante não é uma combinação segura, pois desvia totalmente a atenção do que importa naquele momento: a estrada. Ao dirigir, utilize o celular apenas fixado em suportes no para-brisa ou painel para acompanhar o GPS, e nada mais.

Quando pular aquela notificação que você acha que pode ser importante, procure pelo local mais próximo para estacionar para checar. E o mesmo vale para os pedestres! Muitas pessoas caminham olhando para a tela do celular e acabam se envolvendo em acidentes quase sempre fatais, uma vez que o pedestre é quem mais sofre com um trânsito violento.

No Brasil, a lei proíbe que motoristas consumam bebidas alcoólicas e peguem no volante. Este comportamento gera multa e perda da habilitação para o motorista que for pego pela polícia, porém, infelizmente é uma situação comum no trânsito no país.

Os efeitos no álcool no nosso organismo vão desde relaxamento muscular até perda de memória recente. Nossa capacidade de concentração, percepção, reflexo e capacidade de reagir são altamente alterados e nos tornamos um risco para quem divide a estrada com a gente. Por isso, em hipótese alguma junte as duas coisas. O resultado você já cansou de ver por aí.

Cuide do seu veículo

Manter seu bruto ou até mesmo o carro da família com a manutenção em dia é uma forma de diminuir os riscos na estrada. Falhas mecânicas podem acabar acarretando acidentes no trânsito também.

Conheça bem seu veículo e cuida para que tudo esteja funcionando da melhor forma possível, abasteça quando entrar na reserva e toma todas as medidas proteger você e as pessoas a sua volta na estrada.

E aí, bora unir forças para mudar a realidade do trânsito no Brasil e no mundo? Simples atitudes podem sim tornar a estrada um lugar de respeito e segurança!?