Descubra se atendemos a sua cidade:

Carga Pesada

Como preservar o meio ambiente na estrada

Como preservar o meio ambiente na estrada
Não tem nada mais lindo durante a viagem do que ver o sol se pondo em uma dessas paisagens de tirar o fôlego que encontramos no caminho, né? Mas toda essa beleza precisa de cuidado e proteção. No dia a dia do caminhoneiro, várias atitudes podem ser tomadas para auxiliar na preservação do meio ambiente, através da redução da emissão de gases, descarte correto e cuidados com consumo excessivo de combustível e água, por exemplo. Separamos algumas dicas para você começar a ter essas atitudes na sua profissão e ajudar o bem mais precioso que temos: a natureza! Vem com a gente.

Economize durante a limpeza do seu bruto

O consumo consciente de água é pauta frequente quando o assunto é preservação da natureza. E não é pra menos né? Um banho de 15 minutos com a ducha aberta pode consumir até 135 litros de água! Imagina só dar aquela bela lavada no seu caminhão?! Reutilize água durante a lavagem, pode ser água do chuveiro, da máquina de lavar, o importante é economizar. E se for lavar em casa, faça valas em volta do caminhão para evitar a contaminação do solo com a água que cai do motor, por exemplo.



Descarte corretamente os resíduos


Para que seu bruto funcione da melhor forma, você precisa estar sempre trocando pneus, bateria e óleos. E quanto maior o uso, maiores as trocas e consequentemente os descartes. E não precisamos lembrar do potencial de poluição desses produtos, né?

Os pneus, por serem resíduos sólidos, têm um tempo indeterminado para se decomporem na natureza e acabam sendo descartados em locais impróprios, lixões ou aterros sanitários. Além disso, os pneus são inflamáveis, emitindo fumaça tóxica no ar. Formas de combater o problema vão desde o uso adequado dos pneus para aumentar a vida útil do produto e principalmente, o descarte correto.

Procure por Ecopontos, pratique a logística reversa com o fabricante ou reutilize os pneus em objetos recicláveis. Já as baterias e óleos precisam de ainda mais atenção! A primeira contém chumbo, metal também fica na natureza por tempo indeterminado, contaminando água e solo, causando inclusive problemas de saúde. O óleo lubrificante é classificado como resíduo classe I, é tóxico, não solúvel em água e também não é biodegradável. Baterias devem ser descartadas em postos autorizados e nas empresas fabricantes. Já com o óleo, a coisa é mais embaixo. O descarte de óleo na natureza é proibido!

Na hora da troca deve ser armazenado em recipientes seguros e descartado em empresas autorizadas pelo Governo Federal. Para saber onde, acesse www.anp.gov.br ou entre em contato pelo 0800 9700267.



Consumo consciente do combustível

Combustíveis como o álcool, gasolina e diesel emitem gases que poluem o ar e fazem mal à saúde. Por isso, consumir apenas o necessário e encontrar formas de otimizar o consumo faz bem para o meio ambiente e para o seu bolso também! Abastecer em postos de confiança, verificar a pressão dos pneus e acomodar a carga de forma correta são atitudes simples que já economizam no consumo. E ah, evita andar com o baú vazio, assim você evita desperdício e aproveita o combustível para deixar os transportes em dia.



Denuncie atitudes suspeitas

Quando você está constantemente na estrada, se depara com situações que merecem atenção. Sempre que você ver um vazamento de água, queimadas, lixo em local inadequado, entre outras coisas, entre em contato com os órgãos responsáveis da cidade onde você está passando. Não devemos tapar os olhos para situações erradas que presenciamos no nosso dia a dia. Dessa forma, contribuímos com a preservação e podemos evitar que acidentes ainda maiores aconteçam.


E aí, vamos fazer a diferença para a natureza com atitudes simples no nosso cotidiano? É a consciência de que podemos fazer a nossa parte para preservar o planeta que vai nos levar mais longe. Preserve você também!